13º salário: Como calcular e quais são os prazos de pagamento
DIREITO DO TRABALHO
Gleybia Miranda
9/11/20251 min read
O 13º salário é um direito trabalhista previsto na CLT, que corresponde a uma gratificação natalina paga aos trabalhadores com base no valor da remuneração recebida ao longo do ano. Ele tem como objetivo proporcionar um alívio financeiro no final do ano e é uma forma de reconhecimento pelo trabalho desempenhado durante o ano.
O cálculo do 13º salário é feito com base na remuneração mensal do trabalhador (incluindo comissões, bônus ou adicionais), dividido por 12 meses e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano.
O 13º é pago em duas parcelas. A primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro de cada ano, correspondendo a 50% do valor total do 13º salário. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro de cada ano, com o valor correspondente ao restante do 13º salário. Sendo que, em geral, os descontos vêm apenas na segunda parcela.
Empregados temporários também têm direito ao 13º salário, proporcional ao tempo trabalhado. Se um trabalhador temporário trabalhou 3 meses, ele terá direito a 3/12 do valor do seu salário como 13º.
O 13º salário é um direito trabalhista importante e deve ser pago de forma correta e dentro dos prazos estabelecidos. Para os empregadores, é fundamental estar atento às datas de pagamento e aos cálculos devidos, enquanto para os trabalhadores, entender como calcular e quando esperar o pagamento do 13º salário é fundamental para o planejamento financeiro no final do ano.
Deseja uma Assessoria Trabalhista?
Entre em contato e agende sua consulta!
Atendimento
E-mail: contato@mirandamatos.com.br
Telefones: (38) 9 9840-8122
© 2025. Miranda & Matos Advocacia - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Av. Pedro II, 521 Sala 12, Edifício Benjamin Jacob - Centro - Curvelo/MG
Siga-nos


(31) 9 9771-2319
