Documentação necessária para licitações: O que é exigido?

DIREITO ADMINISTRATIVO

Estevão Matos

9/16/20253 min read

Conforme visto anteriormente, a licitação é o procedimento de compras e contratações públicas.

Para participar de uma licitação no Brasil, as empresas devem cumprir uma série de exigências legais e apresentar documentos que comprovem sua qualificação técnica, regularidade fiscal e idoneidade. A documentação necessária para participar de licitações pode variar de acordo com o tipo de licitação e as especificidades do edital, mas, em geral, os documentos exigidos seguem alguns grupos principais que estão previstos na Lei de Licitações:

a) Habilitação Jurídica: Busca comprovar a existência legal do fornecedor, bem como a sua regularidade enquanto Pessoa Jurídica ou, nos termos da Lei, visa demonstrar a capacidade de o licitante exercer direitos e assumir obrigações, e a documentação a ser apresentada por ele limita-se à comprovação de existência jurídica da pessoa e, quando cabível, de autorização para o exercício da atividade a ser contratada.

Neste sentido, aqui pode ser exigido:

– Contrato Social ou Estatuto Social e suas alterações, devidamente registrado;

– Registro Comercial, se for o caso;

– Autorização de exercício da atividade, se for o caso.

b) Habilitação Técnica: Visa comprovar a capacidade do licitante e, se for o caso, de seus prepostos, para cumprir com o objeto contratado.

Em geral, aqui poderá ser exigido:

– Atestados de Capacidade Técnica: Atestados emitidos por contratantes da empresa, que comprovem a capacidade da empresa para executar o tipo de serviço ou fornecimento solicitado na licitação.

Obs: Técnico-Operacional: Atestados e capacidade da Empresa; Técnico-Profissional: Atestados e capacidade do profissional que prestará os serviços pela empresa;

– Registro ou Inscrição em Conselhos Profissionais, se for o caso, tais como CREA, CAU, CRT, CRM, OAB, CRC, dentre outros.

– Certificados de Qualidade e Licenças: Certificados de qualidade, como a ISO 9001, ou licenças específicas para a atividade, como licenças ambientais ou sanitárias, se for o caso.

c) Regularidade Fiscal, Social e Trabalhista: Para ser fornecedor do Poder Público, é necessário que o interessado esteja em dia com suas obrigações fiscais, sociais e trabalhistas. Assim, a Lei de Licitações indica que podem ser exigidos os seguintes documentos:

– A inscrição no CPF ou no CNPJ;

-A inscrição no cadastro de contribuintes estadual e/ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

– A regularidade perante a Fazenda federal, estadual e/ou municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

– A regularidade relativa à Seguridade Social e ao FGTS, que demonstre cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei;

– A regularidade perante a Justiça do Trabalho;

– O cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal (Proibição do trabalho infantil).

d) Qualificação Econômico-Financeira: Visa comprovar a higidez econômica da empresa, de forma a fundamentar a capacidade econômica da empresa em suportar o cumprimento do contrato. Assim, podem ser exigidos:

– Balanço patrimonial, demonstração de resultado de exercício e demais demonstrações contábeis dos 2 (dois) últimos exercícios sociais;

– Certidão negativa de feitos sobre falência expedida pelo distribuidor da sede do licitante.

– Índices Financeiros: Índices de liquidez e solvência para demonstrar sua capacidade financeira, como Índice de Liquidez Geral (ILG), Índice de Liquidez Corrente (ILC) e Índice de Endividamento (IE), se for o caso.

Destaca-se, contudo, que em determinados casos podem ser exigidas outras Declarações, conforme disposto no Edital.

Por fim, destacamos algumas Dicas Importantes:

– Leitura Atenta do Edital: Cada licitação tem um edital próprio, que define exatamente quais documentos são exigidos, prazos de entrega, obrigações do licitante e outras particularidades. Uma análise específica e qualificada do Edital é essencial para o sucesso na participação no certame;

– Atualização e Validade das Certidões: É necessário verificar que todas as certidões a serem apresentadas possuem o prazo de validade vigente, ao menos, até o dia da apresentação das propostas e documentos.

A participação em licitações é uma ótima oportunidade de negócios para empresas, mas exige planejamento e preparação cuidadosa. A documentação adequada e a compreensão das exigências legais são fundamentais para aumentar as chances de sucesso, bem como para evitar futuros dissabores ou futuras penalizações.

Deseja participar de uma licitação? Contrate nossa consultoria especializada!

Entre em contato e agende sua consulta!